quinta-feira, 30 de julho de 2009

As Palavras dos mestres!


As Palavras dos mestres.

“Asato má satgamaya, (,)
Tamaso má jyotirgamaya,
Mrtyoma amartam gamaya”

“Da ilusão me conduza à verdade,
Da escuridão me conduza à luz,
Da morte me conduza à imortalidade.”


Com estas palavras de sabedoria oriental nós queremos agradecer a Deus por ter nos dado esta oportunidade de celebrar um ano de funcionamento do Centro de Yoga e Meditação. Hoje vivemos num mundo com tantas atribulações profissionais, econômicas, emocionais, sociais, etc., que afetam o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. O Centro de Yoga e Meditação nasceu a partir do um profundo desejo de ajudar as pessoas que buscam esse equilíbrio.
O Centro foi oficialmente aberto no dia 17 de maio de 2004 com um pequeno grupo de pessoas que buscavam bem estar e qualidade de vida. Hoje esta pequena semente se tornou uma grande arvore com mais de 200 pessoas que caminham conosco e tantos outros que por lá passaram.
Através deste informativo, nós queremos levar até vocês informações sobre a prática de Yoga e meditação e os benefícios que estas podem trazer para quem as pratica.
A Yoga não é uma religião, nem uma crença, mas é uma filosofia da vida que nos traz bem estar.
Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos que nos apóiam e colaboram com o Centro. Aproveite este informativo e busque sempre a felicidade e o bem estar.

“ Om Shanti, shanti, shantihi, lokhah samastah sukino bhavantu” – A paz mundial depende de cada ser humano encontrar a paz dentro de si mesmo.
Com carinho,
Guru Shaji & Diji
O que é yoga?
Apesar de ser originária da Índia, a Yoga já se propagou no mundo inteiro. A Yoga vem da palavra ‘yug’ ,que em sânscrito significa “união”.
A prática da Yoga tem como objetivo a integração entre o físico, o emocional e o mental, gerando o equilíbrio e o bem-estar, e não deve se limitar a fazer alguns exercícios ou ficar sentado em posição de lótus. Ela é uma filosofia de vida que engloba tanto a prática de posturas (exercícios físicos),a meditação, exercícios respiratórios, como também certas posturas éticas e atitudes diante da vida. Hoje a prática de Yoga se popularizou e invadiu academias, levando milhares de pessoas a trocar ou complementar suas atividades esportivas com asanas ou posturas de Yoga. A Yoga descobre e trabalha cada camada do corpo humano, unindo-as em um contínuo único e integrando-as com o universo. Dessa forma, a mesma abundância da natureza passa a permear toda a nossa vida.

O que a meditação?

Meditar não é refletir, mas esvaziar a mente, deixando de lado os valores do capitalismo que superestimam o fazer sem cessar e os bens materiais. A meditação é a técnica de saber ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior. O silêncio desperta a alma, a mente vazia nos conecta com o universo. Os estudos científicos mostram que durante a meditação, as ondas alfas do cérebro, que são associadas ao relaxamento físico profundo e à tranqüilidade emocional, são produzidas, mostrando que a pessoa se encontra num estado mais equilibrado e harmonioso com seu corpo.
Prestar atenção em tudo e em todos é o primeiro passo para quem quer meditar. Começa-se como um observador de si próprio, descobrindo que sensações provocam alegria, e o que motiva a tristeza. É a prática desse exercício que irá levá-lo ao autoconhecimento e à sabedoria.
Quem pode praticar a Yoga e meditação?
A prática de Yoga não tem limite de idade, não depende de crença, nem de religião. Porém, no início deve ser acompanhado por um “guru” (mestre) qualificado. A Yoga como uma filosofia de vida, deve ser vivenciada em tempo integral, não somente durante o treinamento. Para atingir o objetivo final da prática de Yoga, a união entre corpo, mente e espírito, a pessoa que prática deve ser persistência e disciplina na vida. A prática da Yoga é extremamente eficaz para prevenir e curar doenças, auxiliando no tratamento de males como hipertensão, estresse, obesidade, TPM, colesterol alto, dores na coluna, etc. Ela ajuda a retardar o envelhecimento e suas conseqüências e dá mais disposição para viver.



DESCOBERTA 1

Um trabalho recente coordenado por cientistas do Centro de Medicina Integrativa Thomas Jefferson, da Universidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, revelou que as aulas de yoga têm o poder de baixar as taxas de cortisol - hormônio liberado em situações de stress.
Em São Paulo a Unifesp ( Universidade Federal Paulista) já aplica técnicas como exercícios respiratórios, yoga e meditação há seis anos no Departamento de Medicina Comportamental, em pacientes com transtornos de ansiedade como síndrome do pânico, fobias, insônia e stress.

DESCOBERTA 2

Durante a meditação, as ondas alfa do cérebro que são associadas ao relaxamento físico profundo e a tranqüilidade emocional, são produzidas, mostrando que a pessoa se encontra num estado mais equilibrado e harmonioso com seu corpo.
Acredita-se que a prática diária por 20 minutos melhora a capacidade de concentração, reduz o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono em até 20%, além de baixar a pressão sanguínea e diminuir a ansiedade. Depois de seis meses de prática diária, a meditação reduz os níveis de hormônios aldosterona e do cortisol e aumenta as taxas dos neuro-transmissores dheas e da serotonina, que promovem a sensação de bem-estar.
Quando respiramos de maneira correta, o diafragma move-se na respiração abdominal e todos os órgãos internos são massageados, pois o sangue circula entre eles com muito mais oxigênio, principalmente no coração.